Nasceu na Suíça, e jogou pelas seleções de base do país; todavia, optou por servir a Croácia, seleção onde tem seu nome mais do que confirmado para a Copa do Mundo de 2014.
Ivan Rakitić é mais um caso do que chamamos de "craque sem mídia". Há muitos anos é destaque no futebol internacional, e este está sendo o seu melhor período até agora. Porém, jogou apenas em equipes "medianas", as quais foram Basel-SUI, Schalke 04, e o Sevilla, onde está desde 2011.
Meia-atacante por origem, embora volante ou winger por versatilidade; dono de uma precisão incrível em chutes, dribles e, sobretudo, nos passes; possui uma grande vocação para liderança, e portanto, é o capitão de sua atual equipe.
E se torna ainda mais fundamental nesta, uma vez que volta constantemente para contribuir na marcação defensiva - apesar de não ser um primor na função, e por vezes cometer faltas duras, mostra que é um jogador que se doa completamente em campo.
Em 2013/2014, Rakitić já deixou 13 gols e distribuiu 14 assistências em 42 jogos, somando todas as competições pelo seu clube. Números excelentes, imaginem quando estiver em um time top?
Aos 26 anos, tem seu valor de transferência estipulado em €20.000.000, porém, está em seu último ano de contrato com o Sevilla - fator que culmina com o recente assédio de clubes de maior expressão.
Na seleção croata, joga como um segundo volante/box-to-box, fazendo uma ótima dupla com Mate Males. Desempenha muito bem este papel, sua constante movimentação defensiva preenche muitos espaços deixados pelos companheiros. Apesar de atuar meio que improvisado, Rakitić joga com bastante conforto, visto que o meia-atacante da equipe, Mateo Kovačić, está sempre voltando e abrindo espaços para suas chegadas ofensivas.
A Croácia está no grupo do Brasil na copa do mundo, é favorita para ficar com o segundo lugar, e portanto, passar de fase. Notícia boa, pois 'Ivan' poderá mostrar mais de seu talento para o mundo. Confira um pouco:
0 comentários:
Postar um comentário