A defesa argentina NÃO é um lixo!



A seleção argentina, novamente, chega como uma das favoritas para a copa do mundo. A estimativa que muitos amantes do futebol fazem sobre o time é grande - muito, muito mesmo, por conta de seu assombroso ataque.
Comandado por Messi, o setor ofensivo da albiceleste é cheio de excelentes jogadores à disposição: Di María, Lavezzi, Higuaín, Agüero, Palacio, Tévez, Gaitán, Pastore, Lamela, Iturbe... Além do próprio Messi, claro. Um ataque mortal.
O meio-campo também é um setor bem regular. E a defesa? Sim, é muito boa.

Com uma certa convicção, digo que, relativamente, 90% das pessoas que vejo debater sobre a seleção argentina, classificam sua zaga como péssima, horrível, alegam que a seleção não é favorita por causa deste setor.

Bem, é verdade que, há muitos anos, não surge um zagueiro argentino do naipe de Passarella, ou mesmo Ayala. Na copa do mundo de 2010, eles tiveram como beques, entre outros, Demichelis, Burdisso, Heinze, Garcé... Isto, de certa forma, fez criar um estereótipo de uma defesa ruim - e tal pensamento, em minha opinião, está desatualizado.

Equivocado está aquele que afirma que a seleção argentina possui 'apenas atacantes'.
Garay (Benfica), Campagnaro (Inter de Milão), Otamendi (Atlético-MG), Rojo (Sporting-POR), Basanta (Monterrey-MEX), Coloccini (Newcastle), Peruzzi (Catania), Fernández (Napoli), Zabaleta (Manchester City), *Mascherano (Barcelona)*, Ansaldi (Zenit), Roncaglia (Fiorentina), Zanetti (Inter de Milão). A grande maioria titular em seus respectivos times.
É um sistema defensivo com uma ótima estatura, zagueiros relativamente velozes e todos são muito bons no mano a mano. Vale ressaltar, também, a dureza com que entram nas dividas. Tanto os mais conhecidos - Zabaleta, Mascherano, Coloccini, Campagnaro - quanto os mais novos - Otamendi, Fernández, Garay -, são jogadores que sempre vão com muita raça e força pra roubar as bolas.


Acima, o sistema defensivo mais utilizado por Sabella, mas conta com algumas variações táticas, como Campagnaro na lateral direita, Basanta ou Fernández na lateral esquerda, entre outras. Estas possibilidades de variar na defesa, tornam a mesma ainda mais interessante. O único lateral de ofício é Zabaleta, logo, os outros, que são zagueiros improvisados na posição, não atacam muito - até por não terem qualidade ofensiva -, e isso é outro fator que torna a defensividade da seleção ainda mais interessante.
E o que deixa AINDA MAIS interessante? Mascherano! É escalado como volante, sua posição de origem - onde é excepcional -, porém, cumpre uma função parecida com a de um líbero, se posicionando um pouco à frente da defesa para dar o 'primeiro bote', coisa que sabemos que ele sabe fazer bem, e muito.

O melhor entre os zagueiros, certamente, é Garay. Ezequiel teve uma passagem conturbada no Real Madrid, porém, deu a volta por cima, e vem de temporadas em altíssimo nível pelo Benfica. Rojo tanbém joga no campeonato português, no Sporting CP. Zagueiro de origem, é de pouca qualidade técnica, todavia, de uma determinação enorme, e ótimo roubo de bola. Na seleção, é mais utilizado como lateral, mas também não deixa muito a desejar. Fernández é outro, muito bom.

O único ponto fraco desta seleção, é o goleiro. Sabella confirmou os três nomes da posição para o mundial do Brasil, tais quais foram Sergio Romero (o titular), Mariano Andújar e Agustín Orión. Três goleiros muito inseguros, por vezes aceitam bolas defensáveis, dentre outros defeitos. Todavia, falta de opção não é. Marcelo Barovero, do Vélez Sarsfield, também não é um primor na posição, mas com certeza tem mais qualidade que os convocados; e Willy Caballero, um dos melhores goleiros do campeonato espanhol, dono de reflexos apuradíssimos, seguro em saídas da meta, possui um grande espírito de liderança, e é muito regular. Um grandíssimo goleiro, que, injustamente, é 'esquecido' por Sabella.

Enfim, talvez na copa estes caras que eu citei "tremam", alguns sintam a pressão de não serem tão experientes a nível internacional... Não é o que há de melhor no futebol atual, mas não é um lixo de maneira nenhuma; e esta é só uma modesta opinião, de quem tenta esclarecer pensamentos atrasados da defesa albiceleste.
Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial