Mata no United, mascarando a verdadeira carência do time


Juan Mata está no Manchester United, por 37 milhões de libras. Um reforço, tecnicamente, à altura do que se esperava de Moyes, após receber um bom dinheiro pra comprar jogadores.

Mata é um excelente jogador. É bastante habilidoso, com boa velocidade e dinamismo (movimentação), e tem como sua principal característica o passe, a criação das jogadas. É um camisa 10 ideal pra muitos times do mundo. Mas será que o United precisava mesmo dele? Eu acho que não.

Tecnicamente, é um jogador que pode ajudar bastante o time, e formando um trio com Rooney e Januzaj no meio, com Van Persie mais à frente, pode ser fatal. Porém, creio que ele não seja o que o time mais precisa, atualmente.

Provavelmente, Moyes escale o time assim, variando e propondo bastante movimentação entre os 3 meias de frente.

Atualmente, o United depende muito, muito mesmo, de Wayne Rooney pra criar as jogadas do time; o inglês joga à frente, porém, é obrigado a rodar por todo o campo, pra fazer a conexão da defesa ao ataque, e pra dar opção para seus limitados companheiros. E diga-se de passagem, faz isso muito bem.
Os volantes são muito pesados, é muita marcação e pouca criação, pouca mobilidade, por isso o Shrek tem que voltar constantemente pra compor o meio.

A contratação ideal, na minha opinião, seria de um volante de ligação. Um volante que, acima de saber marcar, tenha qualidade na conexão da defesa pro ataque, que tenha movimentação e que chegue com qualidade lá na frente. O United precisa de um cara que crie as jogadas mais de trás, que municie os atacantes, isso deixaria Rooney mais concentrado nas ações ofensivas.

Mata pode dar um ótimo reforço técnico no ataque, mas este não é um setor tão carente na equipe. Apesar de Valencia, Nani, Ashley Young, etc, não serem o que há de melhor no futebol, podem "quebrar o galho", se forem municiados com qualidade, com bolas vindo de trás.
Por outro lado, a linha de trás do meio é bastante limitada, com Fellaini, Carrick, Fletcher, Cleverley e Giggs sendo mais volantes de contenção, ou que sejam da linha box-to-box; nada de armação.

Nada de Xabi Alonso, nada de Cabaye, Ander Herrera, Wilshere... Com Mata, os Red Devils vão ter a exímia qualidade no último passe, e nas entradas em 'facão' dos pontas; mas vão continuar sem ter a conexão da defesa ao ataque com qualidade, e os meias de frente não vão poder se concentrar tanto no ataque quanto se tivessem um bom meia de ligação.
Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial