O futuro do Manchester United


A situação do Manchester United não lembra nem um pouco as de anos atrás, quando o time era treinado por Sir Alex Ferguson. Hoje, seu técnico é David Moyes, indicado pelo próprio Ferguson, mas que não vem tendo bons resultados, e o time não desempenha um futebol tão bom quanto antes.

O Manchester está na 7º colocação da Premier League, 11 pontos atrás do líder Arsenal, e tem como principal objetivo o 4º lugar, posição que os condiciona às Eliminatórias da Champions League, ou brigar com Everton e Tottenham pela qualificação pra Europa League. São 11 vitórias, 4 empates e 6 derrotas até agora.

Porém, a situação não consiste apenas em números, o futebol demonstrado em campo pelos Diabos Vermelhos não é dos mais apreciáveis, digamos.
O time em si sofre com lesões em todos os setores do campo, a pior delas é a de van Persie, afastado durante boa parte da temporada, o que deixa uma enorme responsabilidade para Rooney.
Wayne é de longe o principal jogador do United, é ele quem cria as jogadas de ataque, que se mexe por todo o campo dando opções para seus limitados companheiros, e que conta apenas com o auxílio de Januzaj, de apenas 18 anos, mas que tem sido fundamental pro time.

O time de Moyes fica o tempo todo alçando a bola na área, mas por que motivo? Se com a ausência de van Persie, o centroavante titular do time é Welbeck, e possui apenas 1,85m de altura. Eles não conseguem manter o jogo no chão, trabalhar melhor a bola, e obter grande posse da mesma. E isso se deve à falta de um meia regista, que saiba cadenciar, trabalhar melhor a bola no meio-campo. Moyes tentou a contratação de Ander Herrera, mas acabou por gastar dinheiro em Fellaini, seu antigo comandado do Everton, mas que não possui as características necessárias para isso, e que não consegue se firmar no time.

Alguns jogadores ideais para isto no mercado seriam Yohan Cabaye, do Newcastle, Ilkay Gündogan, do Arsenal, ou Koke, do Atlético de Madrid. No próprio elenco, ainda podemos encontrar o japonês Kagawa, que joga mais avançado, mas que pode quebrar o galho como meia de ligação, só que Moyes nem o coloca no time titular.

Os Red Devils precisam urgentemente de reforços, e de uma mudança no jeito de jogar aplicado por Moyes. Prefiro que ele fique.
Por mais que o time não se encaixe, e que esteja bastante limitado, o Manchester não almeja nada muito grande pra temporada, devem se contentar com uma classificação pra Europa League; então, o melhor a fazer seriam se reforçar como dito acima, e deixar Moyes ter uma continuidade do seu trabalho até o final da temporada, quem sabe ele consegue reerguer o time?

Não se deve ser imediatista como a maioria dos times brasileiros, que se o treinador não consegue bons resultados logo de cara, é demitido. Moyes pegou um time que passou 26 anos com um único treinador, e acostumado a ganhar muitos títulos, é normal que não ganhe tudo logo de cara, além de tudo tem uma grande pressão sobre ele.

Esperemos. Com uma boa mudança no estilo de jogo, e com a volta dos jogadores contundidos, creio que não será necessário demitir Moyes. Se ao final da temporada o time continuar deste jeito, que demitam-o, mas pelo menos deixem o treinador aplicar seu trabalho.


Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

1 comentários:

  1. Concordo com você, na minha opinião deve-se deixar o Moyes no comando do time durante uma ou até duas temporadas, pelo menos. Como você mesmo disse, Alex Ferguson não levou o Manchester United à conquista de títulos num piscar de olhos, foi um projeto que demorou 4 anos para que, enfim, os Diabos Vermelhos conquistassem a sua primeira taça, a F.A. Cup, em 1990, mostrando que deve-se ter paciência com o atual treinador, e não ter um pensamento tão imediatista.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial