2013 foi um ano muito bom para o Flamengo, sobretudo para o atacante Hernane, que terminou o ano como artilheiro do Campeonato Carioca, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e artilheiro da Copa do Brasil, se sagrando o maior goleador do ano.
Com o grande momento do "brocador", boa parte da torcida do Flamengo acreditava que ele tinha potencial para ser convocado para a seleção brasileira, mas a maioria dos outros torcedores discordavam, dizendo que o atacante não tinha qualidade técnica suficiente para vestir a camisa da seleção. Isso gerou muita discussão, principalmente depois da última partida, em que ele fez 4 gols na vitória do Flamengo.
Vamos aos fatos:
Após o fim do Campeonato Carioca de 2012, o Flamengo, que precisava de um atacante para o banco, decidiu apostar em Hernane, um jogador desconhecido, que se destacou pelo Mogi Mirim, quando foi vice-artilheiro do Paulistão. E foi assim durante todo o ano, ou quase todo, Hernane fez dupla de ataque com Vágner Love em alguns jogos, mas na grande maioria, ele entrava no fim.
Em 2013 as coisas mudaram. Com a saída de Vágner Love, então o Flamengo precisava de um atacante, e foi correndo contratar um. Enquanto isso, quem jogava era o Hernane, que por incrível que pareça, fez muitos gols quando teve a oportunidade, mas não havia conquistado a torcida por completo, muitos achavam que era só uma grande fase, e que ele era um perna de pau sortudo. Um tempo depois, o Flamengo anunciou a contratação de Marcelo Moreno, atacante de grife que jogava no Grêmio. Marcelo Moreno chegou como titular, e com o apoio da torcida, coisa que o Hernane, que era só mais um caneludo, não teve.
O boliviano de grife não fez tantos gols assim, travava o time, era muito lento, mas o técnico Mano não o tirava do time. Até o dia em que o treinador pediu demissão, e o Flamengo promoveu Jayme de Almeida, que conhecia bem o clube, e sabia que o time precisava de mais determinação em campo. Logo na primeira partida, Jayme escalou Hernane como titular, que de cara faz 2 gols e garantiu a goleada do Flamengo sobre o Criciúma, e foi assim durante todo o ano. O Flamengo terminou campeão da Copa do Brasil, com Hernane sendo artilheiro.
O Flamengo abriu mão da grife, e contou com os jogadores mais determinados. O resultado foi positivo, mas será que daria certo na seleção? Só depende do técnico, até porque se houver algum vexame na Copa, tudo cai em cima dele, e a torcida do Flamengo, a maior do Brasil, vai crucifica-lo para sempre.
O caso é parecido com o de Neymar e Ganso em 2010, (vejam que eu comparo a situação, não os jogadores) que encantaram o Brasil inteiro no Campeonato Paulista. Hernane ainda não encantou, mas vem de uma fase mais duradoura e joga a Libertadores, um torneio com muito mais visibilidade que o Paulistão.
Como em suas considerações finais, Hernane talvez esteja apenas vivendo um bom momento, como Ganso em 2010. Acho que precisamos de mais que isso agora, em ano de Copa. Finalmente, nossa seleção é muito nova. Precisamos de alguns jogadores com um pouco mais de experiência em jogos internacionais.
ResponderExcluirA nossa seleção já está praticamente definida, mas por que não fazer um teste? É uma amistoso simples, jogadores precisam ser testados.
ExcluirNão acho que se deva testá-lo, por mais que seja um amistoso. Hernane é isso aí mesmo, um Inzaghi beem piorado. Se for pra testar alguém, acho que teriam de levar Jonas ou Alan, além do próprio Jô, e Hulk como falso 9.
ExcluirO único jeito de saber se vai dar certo ou não é testando. É o melhor atacante no Brasil.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir