— PFA (@PFA) 27 abril 2014
A PFA (Associação de Futebolistas Profissionais) divulgou, neste domingo, a seleção com os melhores jogadores da Barclays Premier League, na temporada 2013-14. Para aqueles que não acompanham tão ao fundo a competição, alguns nomes poderão ser surpresas, pois jogam em times que não costumam ser grandes coisas.
Sem delongas, a análise da seleção:
Goleiro
Petr Čech, arqueiro do Chelsea eleito em janeiro o melhor goleiro da história da Premier League, foi selecionado também, o melhor da temporada 2013-14. Bola só passa se for difícil de defender, e mais uma vez ele mostrou isso, com todas as qualidades que nós já conhecemos. Não fez muitas defesas das quais podemos denominar "milagres", pois, sempre bem posicionado, talvez não precisasse tê-las realizado. Por terem feito mais defesas 'plásticas', e conseguido salvar seus times em momentos cruciais, creio que Simon Mignolet e Tim Krul, de Liverpool e Newcastle respectivamente, sejam mencionados por muitas pessoas. É aceitável, mas um fator que culminou bastante com a escola de Cech, com certeza foi a quantidade de gols que seus respectivos times sofreram. Enquanto o tcheco foi vazado apenas 26 vezes, o belga sofreu 46 tentos, e o holandês, 57, a quarta pior defesa do campeonato até o momento.
Zagueiros
Vincent Kompany e Gary Cahill, respectivamente, defensores de Manchester City e Chelsea. Gary Cahill cresceu notoriamente em campo desde a chegada de José Mourinho; aquele que antes era um zagueiro 'cintura dura', que falhava com frequência e sentia a pressão de jogos decisivos, hoje em dia se mostra confiante, extremamente regular, excelente ladrão de bola, entrosado com seu companheiro John Terry, e decisivo no ataque. Grandíssima temporada do inglês, justa a escolha.
Quanto a Kompany, considero-o o melhor do mundo em sua posição. Mas houveram melhores zagueiros na temporada. Quando o Manchester City sofria ataques pela direita, poucas vezes conseguiram passar por Kompany; pouquíssimas vezes com facilidade. Se dependesse apenas de si mesmo, com certeza eu votaria nele como o melhor da temporada; sem fanatismo, mas o belga sofreu demais com as falhas consecutivas de seus companheiros de zaga. Portanto, eu preferiria que Phil Jagielka, do Everton, houvesse sido o escalado. O inglês teve uma temporada fantástica, foi uma das grandes peças do melhor sistema defensivo (na prática) da Europa - na minha opinião -, e foi mais regular.
Laterais
Concordo plenamente com as escolhas de Seamus Coleman (do Everton) e Luke Shaw (do Southampton). Considero Coleman o principal jogador do Everton na temporada, e, também o melhor lateral-direito do mundo atualmente. O irlandês foi fundamental para o bom funcionamento defensivo do time, sempre se posicionando bem lá atrás, e garantindo infindas roubadas de bola. Ofensivamente, foi uma grande válvula pela direita para puxar os contra-ataques, se aproveitando de sua ótima velocidade e força física, além de sempre aparecer com cruzamentos perfeitos, senão com ótimos chutes à meta, que lhe renderam 6 gols e 2 assistências na temporada. Branislav Ivanović e Pablo Zabaleta também fizeram temporadas dignas de seleção de campeonato, mas não dá, Coleman foi, sem dúvidas, o melhor na posição.
Já Luke Shaw foi a 'surpresa' da vez. Com apenas 18 anos, se firmou como uma das melhores revelações da temporada - mais uma do Southampton -, e, inclusive, concorreu ao prêmio da categoria na BPL. Shaw não foi fantástico, porém, não deixou nada a dever aos outros laterais-esquerdos do campeonato. Sólido e 'casca grossa' na defesa, simples e eficaz no ataque.
Volantes
Sem muitas surpresas nas escolhas de Yaya Touré e Steven Gerrard. Touré foi magnânimo, fantástico, divino, divisor de águas, quase deus. Um dos 5 melhores de toda a temporada no mundo, sem sombra de dúvida. Não é preciso descrever muito sobre este monstro sagrado do Manchester City.
Gerrard - vulgo escorrega - também foi sensacional, fantástico; não esteve no nível do marfinense, mas Stevie foi um dos pilares do Liverpool na incansável luta pelo título, e mereceu estar na seleção.
Fernandinho e Ramsey foram outros monstros que se destacaram demais em seus clubes. Ramsey sofreu com uma lesão que o tirou de muitos jogos, além de que foi um pouco abaixo dos demais; respeito quem o indicaria, mas eu, não. Já o brasileiro Fernandinho, teve totais condições de ser um dos escolhidos. Formou a melhor dupla de meio-campistas do mundo a par do próprio Yaya Touré, atacando com extrema qualidade, e defendendo com mais magnificência ainda. Vejo Gerrard e ele disputando acirradamente, mas fico com o inglês, e por ter sido o líder de seu time, e decisivo quando mais precisaram dele. Fernandinho foi mais coadjuvante.
Meio-campistas
Adam Lallana e Eden Hazard. Surpresa? Talvez. Só por parte do Lallana, pois Hazard é quase que unanimidade nessa lista. O belga foi um dos melhores do campeonato, e ganhou o prêmio de Melhor Jogador Jovem. Agora mais regular, foi o dono da meia-esquerda do Chelsea, decidiu inúmeros jogos e cansou de nos mostrar suas jogadas geniais.
Lallana... Sim, é justa a sua escalação. Também como seria completamente justo se, em seu lugar estivesse David Silva, Raheem Sterling, Willian ou Philippe Coutinho. A posição de meio-campo ficou bastante disputada. Silva perdeu alguns jogos no começo da temporada, devido a uma lesão - "novidade" -, mas cansou de esbanjar maestria e classe nos jogos do Manchester City, poderia ser o escolhido. Coutinho foi um dos melhores jogadores do Liverpool e do campeonato, inúmeros lances de habilidade de sua parte. Willian também deu show, tanto na parte técnica, quanto taticamente, cumpriu todas as funções exigidas por Mourinho, voltou constantemente pra ajudar na marcação, abriu espaços e se movimentou, sendo fundamental para o Chelsea estar onde está agora. Já Sterling, tido para muitos a revelação da temporada, eu não indicaria. Agora, eu não vejo nada demais nele; parece ser muito promissor, mas nesta temporada, se mostrou um jogador habilidoso, aplicado taticamente e que levava o time à frente, mas que cansou de perder gols importantes e de errar lances bobos, claro, devida a sua inexperiência. E Lallana, o escolhido, fez grande temporada pelos Saints, mostrou uma enorme versatilidade e disposição; contribuiu bastante na defesa, e na parte ofensiva, foram 9 gols e 6 assistências, além de várias jogadas fantásticas em prol do time - deu um lençol em Yaya Touré.
Atacantes
Não tenho muita coisa para falar de Luis Suárez. Só digo que foi eleito o melhor jogador da Premier League, e que o considero o melhor jogador da temporada, com algumas sobras. Artilheiro e líder em assistências do campeonato. Só.
Daniel Sturridge, o outro escolhido, foi o parceiro do próprio Suárez no ataque do Liverpool, formaram uma dupla infernal, artilheiro e vice-artilheiro do campeonato, um completou o outro e ambos não sentiram sua falta em períodos de ausência (lesões de Sturridge e suspensão de Suárez). Se Sergio Agüero não tivesse sofrido tanto com várias lesões, seria facilmente selecionado por muitos. Álvaro Negredo e Jay Rodríguez também foram excelentes na temporada. Porém, Negredo teve que revezar frequentemente com Dzeko e/ou Jovetic, e Rodríguez, simplesmente, esteve abaixo de seus concorrentes, tecnicamente.
Seleções dos outros autores
Breno de Almeida
Mignolet - Surpreendente temporada do goleiro belga, sendo fundamental pra o time do Liverpool, principalmente na primeira metade do Campeonato.
Coleman - Mais uma grande temporada, foi um dos grandes jogadores do Everton, quase unanimidade na posição.
Koscielny - Passou por um ótimo 2013-14, fazendo dupla com Mertesacker na zaga do Arsenal, oscilou junto com o time, mas merece estar na seleção.
Cahill - Deixou o velho Cahill pra trás e se tornou um dos melhores zagueiros da Inglaterra, muito regular durante toda a temporada.
Luke Shaw - Promessa que deu certo. Rápido e explosivo, Shaw é um dos grandes destaques da Premier League.
Yaya Touré - Está entre os melhores do mundo na posição, liderou o time do Manchester City na temporada.
Gerrard - Principal simbolo do Liverpool, ganhou uma nova função com Brendan Rodgers e vem executando com maestria.
Ramsey - Teve um fase sensacional, sobretudo, na primeira metade da temporada - assim como todo o time do Arsenal. As lesões não o impedem de entrar na seleção da Liga
Hazard - Principal jogador do Chelsea, e um dos melhores do mundo, quase unanimidade na lista.
Sturridge - No melhor momento de sua carreira, faz uma grande dupla de ataque com Suárez e é vice-artilheiro do Campeonato.
Suárez - 'Nem precisa de legenda'. O uruguaio simplesmente destruiu o campeonato, e ainda briga por recordes.
Júlio César
Čech - Não teve um goleiro com atuações sensacionais nessa edição da BPL, e sim goleiros com grandes atuações em determinados jogos, mas sempre se mantendo constantes. Por esses fatores, escolho o tcheco.
Coleman - Fez/faz uma temporada brilhante, sendo importantíssimo para o time de Martinez.
Kompany - O belga fez outra grande temporada (não deixem aquele erro contra o Liverpool tomar conta de suas cabeças!!!), fechando o lado direito da defesa do Man. City, e sempre com ótimas saídas ao ataque.
Cahill - Fez também uma ótima temporada, o que gerou grandes surpresas em muitos, e, sem sobra de dúvidas (pra mim), merece estar na seleção do campeonato.
Shaw - Grandes anos deste jogador, que cada vez mais faz crescer as esperanças sobre seu promissor futuro.
Yaya Touré e Gerrard - Monstros. Só isso tenho a dizer. São donos do meio de campo de seus respectivos times, e sem dúvidas grandes craques, que graças a Deus, temos a oportunidade de ver jogar.
David Silva - Novamente importantíssimo para os Citizens, com seus passes e finalizações de lado do pé, sempre sensacionais.
Hazard - Jogou demais, foi o melhor nome do Chelsea na temporada e, sem dúvidas, fez a melhor de sua carreira. Merece muito estar na seleção. Queria também mencionar o Lallana, que fez grande temporada pelo Southampton, e o Sterling, que se sobressaiu com a camisa do Liverpool, e que também podiam figurar nessa lista.
Suárez - O uruguaio foi o melhor jogador do campeonato, artilheiro e líder de assistências, então não há muito o que falar sobre ele, a não ser que foi justíssimo sua figuração neste time.
Sturridge - Foi uma peça primordial para o Liverpool, e sem dúvidas, fez uma temporada sensacional e merece estar nessa lista. Fica também a menção de Kun - Agüero -, que só não está na equipe devido às suas recorrentes contusões.
Victor Eduardo:
Čech; Coleman, Cahill e Jagielka, Shaw; Yaya Touré e Gerrard, Philippe Coutinho e Eden Hazard; Luis Suárez e Daniel Sturridge. - Foi o autor que escreveu este post
Luis Suárez também recebeu o prêmio de Melhor Jogador da Temporada, e Eden Hazard foi eleito o Melhor Jogador Jovem do campeonato. Mais do que justo.
0 comentários:
Postar um comentário