'Os que não foram'; uma nova "minissérie" do blog, onde faremos seleções com jogadores que não foram convocados por suas respectivas seleções. Para dar início a isto, começaremos com a seleção brasileira.
Como sabemos, o técnico Luiz Felipe Scolari convocou, no dia 07/05, os jogadores que defenderão a camisa amarela na copa; foram eles:
Goleiros: Júlio César, Jéfferson e Victor
Laterais: Daniel Alves e Maicon, Marcelo e Maxwell
Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Dante e Henrique
Volantes: Fernandinho, Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires e Hernanes
Meias/Pontas: Oscar, Willian, Hulk, Neymar e Bernard
Atacantes: Fred e Jô
Sem surpresas, mas com algumas escolhas discutíveis. Na seleção a seguir, dos jogadores que não foram para a copa, contém alguns nomes que, tranquilamente, poderiam substituir alguns dos convocados por Felipão. Abaixo:
Goleiros: Diego Alves, Fábio e Neto
Diego assumiu a posição de titular absoluto do Valencia, e vem fazendo uma - mais uma - temporada fantástica. Reflexos extraordinários aliados à um excelente posicionamento e grandes 'pontes', fazem dele um dos melhores goleiros da Liga BBVA. É conhecido também por ser um exímio pegador de pênaltis, e por crescer em jogos decisivos. Seria ideal para a copa, mas foi preterido na seleção, por goleiros de níveis muito inferiores ao seu.
Fábio é um dos jogadores cuja convocação é extremamente pedida pelos brasileiros. Sem dúvidas é o melhor goleiro do país atualmente, e está entre os 3 melhores, no mínimo, há uns 5 anos. É um goleiro sensacional, e conta com muita experiência ao longo de seus 33 anos.
Após um ano de muito destaque no Atlético-PR, Neto foi para a Fiorentina, onde vive uma excelente temporada em 2013-14. O goleiro ainda tem 24 anos e ainda espalma algumas bolas seguráveis, e demonstra uma certa inexperiência, mas sem dúvida, é um ótimo nome para o futuro.
Entre Victor e Cavalieri, eu apoio a decisão de Felipão pelo primeiro, mas os três goleiros supracitados, com certeza têm mais qualidade - ou um pouco mais - que ele.
Laterais: Rafinha e Danilo, Filipe Luís e Alex Sandro
Daniel Alves não me passa a mínima segurança, tanto defensiva quanto ofensivamente. Um lateral pífio, Rafinha deveria ter sido chamado em seu lugar. Mas como não foi, fica aqui na seleção dos esquecidos, junto à Danilo, do Porto, que marca muito bem, é veloz e ataca bem demais, também.
Filipe Luís é o lateral esquerdo melhor e mais completo do Brasil atualmente. Marcelo é um exímio lateral, ofensivamente; mas na defesa, deixa dezenas de espaços, que se não tiver alguém na cobertura, são suicidas. Maxwell defende e ataca com a mesma qualidade, mas não com tanta qualidade como Filipe Luís. Também temos Dodô e Adriano como opções, mas Alex Sandro é um ótimo lateral esquerdo, também, vem de várias boas temporadas no Porto, e merece estar, ao menos, por aqui.
Zagueiros: Miranda, Castán, Marquinhos e Alex (Juan)
Miranda é um dos melhores zagueiros da atualidade. É um dos pilares de um finalista da Champions League, e esta não é a sua primeira temporada em altíssimo nível, mas nunca teve oportunidades com Felipão. Por mim, seria titular ao lado de Thiago Silva. Leandro Castán, com certeza, será contestado por muitos. Não é um primor tecnicamente, mas compensa isso com sua raça, entrega, e claro, as roubadas de bola excepcionais. À par de Benatia, faz uma das melhores defesas da Europa, e a melhor da Itália. Foi convocado poucas vezes, e não entendo porque Scolari ainda preferiu Henrique ao zagueiro da Roma. Além do selecionado Henrique, Marquinhos talvez fosse aquele com mais possibilidades de ser o 4º convocado da seleção. Foi muitas vezes chamado para disputar amistosos, e participar do torneio serviria, também, pra dar mais experiência pro garoto de 19 anos, e para prepará-lo para copas futuras. Alex é companheiro de Marquinhos no PSG, e é titular ao lado de Thiago Silva. Alex já perdeu de participar das Copas de 2006 e 2010 devido à lesões, e agora, quando poderia ter sua última chance, não vive mais seu auge, embora ainda seja um defensor bastante seguro, forte e experiente, que com certeza também poderia ajudar o Brasil.
Volantes: Fernando Reges, Lucas Leiva, Felipe Melo, Elias e Nilton
Fernando é um primeiro volante magnífico. A alcunha de 'O Polvo' lhe cai perfeitamente, uma vez que tem uma presença de campo absurda, preenchendo praticamente todos os espaços defensivos, como se tivesse tentáculos para impedir que a bola chegue à defesa. O brasileiro recorreu à FIFA para defender a seleção portuguesa, no entanto, o pedido foi negado. Pena por ele, que com certeza seria valorizado e convocado por Paulo Bento. Lucas Leiva é um volante limitado tecnicamente, uns dizem dele inócuo; é verdade que não sobe quase nunca pro ataque, mas o jogador do Liverpool cumpre sua função defensiva com muita qualidade na marcação. Felipe Melo é um volante que marca, ocupa espaços, arma o time e ajuda no ataque. Tem bastante qualidade, e tem nível de 'seleção B'. Elias e Nilton são nomes que se destacaram/destacam especialmente no futebol brasileiro, como dois dos melhores volantes do país. Muito versáteis, atacam, defendem, se posicionam e controlam o jogo com bastante qualidade, além de terem estrela em jogos decisivos.
Meias/Pontas: Philippe Coutinho, Roberto Firmino, Kaká, Lucas, Éverton Ribeiro
Philippe Coutinho, todos nós sabemos que destrói nos gramados ingleses, desde que chegou ao Liverpool. É um jogador extraordinário, e tem todos os méritos par estar na seleção, porém, na única vez que foi chamado, teve o azar - foi macumba - de se contundir. Roberto Firmino é o principal jogador do Hoffenheim disparadamente, e também é um dos melhores da Bundesliga. Em 32 jogos são incríveis 15 gols e 11 assistências. Não precisa falar muita coisa. Kaká vem fazendo uma ótima temporada pelo Milan. Obviamente não é o mesmo da década passada, porém, além da experiência e liderança de sobra, ainda tem uma grande qualidade técnica sim, ajudaria bastante a seleção na copa. Lucas Moura não me convence de maneira nenhuma. Tem habilidade, mas pra mim, não passa de um bom corredor. Porém, como ultimamente ele tem jogado bem e dado algumas assistências, e também devida a falta de melhores concorrentes, ele tem condições de estar na 'seleção B'. Éverton Ribeiro foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro 2013, e é um dos melhores do país. Dotado de uma enorme qualidade técnica e muita ousadia, sempre deve ser lembrado em listas como esta.
Atacantes: Raffael e Jonas
Raffael é um dos principais nomes do Borussia Mönchengladbach desta temporada. É um atacante veloz, muito habilidoso e com um enorme poder de conclusão, que vai bem tanto saindo da área e buscando o jogo, como encostando nos zagueiros. É o melhor atacante brasileiro em atividade. Jonas também sabe jogar tanto fixo na área, como saindo da mesma. Se posiciona muito bem e sabe jogar pro time, qualidades que o fazem também melhor que Fred e Jô.
São 23 nomes de bastante qualidade, alguns, com certeza, poderiam estar na 'seleção A'. Mas Felipão já provou que sabe o que faz, apesar de muitas discordâncias e questionamentos, ele é um grande técnico. E acabou com a Espanha, sim, independentemente de qualquer fator extra-campo.
0 comentários:
Postar um comentário