Pitacos da Janela de Transferências #2



A abertura da primeira janela de transferências do futebol europeu, na temporada 2014-15, teve seu início no primeiro dia de julho. Muito antes disto, infinidades de especulações, negociações começando, e até contratações já confirmadas.

Todos os clubes europeus correm contra o tempo e contra a concorrência para fortalecerem seus elencos. Demos início a uma nova série aqui no blog, na qual serão feitos relatórios e "sugestões" de contratações e vendas, dos principais clubes da Europa. Já fizemos dos clubes da Inglaterra, e nesta edição, dos clubes alemães.



Pelo alarde que foi feito, poucos ainda não sabem da contratação de Robert Lewandowski para o Bayern. Ele vem do Borussia de graça após seu contrato com o clube aurinegro expirar, e chega já para ser titular. Guardiola indicou que Mandzukic sairá do clube nesta temporada, então, Lewa, que notavelmente é mais habilidoso, tem mais recursos para se deslocar fora da área que o croata, com certeza será titular do time. Sebastian Rode é outro que chega de graça aos bávaros. O meio-campista, proveniente do Eintracht Frankfurt, é bom jogador, se multiplica em campo para ocupar todos os espaços no ataque, tem um bom passe e defende bem, mas chega apenas para compor elenco, tendo em vista as tantas estrelas titulares na meia-cancha do Bayern. Daniel van Buyten, que jogou no time desde 2006, anunciou que se aposentará dos gramados após a Copa do Mundo. Ele não era titular absoluto, mas era peça muito importante no elenco, e com certeza deverá ser contratado um substituto pra ele - ainda que Jan Kirchhoff volte de empréstimo do Schalke 04. O elenco do Gigante da Baviera é fantástico, talvez o melhor do mundo, especialmente no meio de campo. Talvez não estejam necessitando de nada exceto um zagueiro, porém, sendo Guardiola, eu contrataria um meia lateral, um autêntico winger, pra dar a opção de um jogo mais veloz e vertical quando for preciso.
Att 11/06: Como solicitado por mim nestas últimas frases, o Bayern contratou Juan Bernat, ex-Valencia. Hoje ele não é exatamente um winger, jogou a temporada toda de lateral; porém, pode fazer muito bem a função, além de que é praticamente um ala, convenhamos. Ataca muito mais que defende, talvez o novo Jordi Alba.



O Borussia não vai poupar dinheiro, se for preciso, pra se fortalecer e brigar pela Bundesliga 2014-15. Com a saída de Lewandowski, Klopp já fechou as contratações de Adrián Ramos e Ciro Immobile. Ramos tem habilidade, mas seu jogo é preponderante dentro da área, onde é mortal no chão ou no ar. Immobile, que vem de uma temporada fantástica no Torino, também se concentra mais dentro da área, porém, quando o time não tem a bola, contribui excepcionalmente no meio-campo para pressionar o adversário, e também para fazer boas jogadas individuais. Promessa de ainda mais gols no Vale do Ruhr. Ji Dong-Won é outro atacante que chega, mas este será reserva. Os problemas de falta de elenco no Borussia foram escancarados na temporada 2013-14 em virtude de inúmeras lesões, portanto, eu recomendaria ao presidente Watzke que contratasse mais peças de meio-campo, para dar mais alternativas de jogo à Klopp, e zagueiros reservas melhores que os pífios Friedrich e Sarr.



A maior perda do Borussia Mönchengladbach foi seu extraordinário goleiro Ter Stegen, que foi para o Barcelona; mas os Fohlen já foram atrás de um substituto, o também excepcional Yann Sommer, goleiro suíço que se destacou muito no Basel e com sua seleção na Copa. Fabian Johnson é outro que faz excelente Copa do Mundo, e Lucien Favre não fechou os olhos para ele - o ótimo lateral-direito chega do Hoffenheim pra brigar pela posição com Jantschke e Korb. André Hahn chega após temporadas de muito destaque em clubes menores da Bundesliga, e foi contratado pra substituir Juan Arango: o venezuelano deixou o clube após 5 temporadas e uma contribuição imensa para o futebol bem jogado pelos potros. Hahn e Herrmann jogam pela meia-direita, vai ser trabalho para Favre definir quem mudará de lado nesta temporada. O atacante holandês Luuk de Jong voltou de empréstimo do Newcastle; sua passagem pelo clube inglês foi sem muito brilho, e não deixou saudade nenhuma em Gladbach. Deve ser vendido. O único setor que precisa melhorar no time é a zaga; o sistema funciona muito bem, mas Stranzl e Wendt já não têm tanto fôlego, e Jantschke quando joga por ali não traz tanta confiança. Podiam correr atrás de Phillip Wollscheid, ótimo zagueiro que não está tendo tanto espaço no Bayer Leverkusen, e de Matthias Ginter, jovem que fez excelente temporada no Freiburg, e chegou até a ser convocado pela seleção alemã.



Josip Drmic praticamente carregou o Nüremberg nas costas em 2013-14, já estava mais do que na hora de jogar em um time melhor. O Bayer Leverkusen também vai precisar muito de sua enorme qualidade, tendo em vista que Sidney Sam deixou o clube rumo ao Schalke 04. Emre Can também saiu do clube, foi para o Liverpool, e Wendell, lateral esquerdo chegou do Grêmio pra brigar com Stafylidis e outros pela titularidade. O Leverkusen se mantém como time médio da Alemanha, mas eles podem crescer mais. Se conseguirem se renovar, podem ter sucesso - por exemplo, Kiessling, Spahic e Rolfes dando lugar a novos e melhores jogadores; Drmic chega pra dar suporte ao primeiro, faltam mais reforços pro meio-campo e pra zaga.



Exceto pela contratação já ressaltada de Sam, o Schalke 04 ainda não fez nenhuma movimentação relevante nesta janela de transferências. Kirchhoff deve voltar ao Bayern. Pra esta temporada, os Azuis Reais nem precisam fazer tantas compras, mas sim, dar mais um passo para renovar o clube e montar um grande elenco. Peças pra isso, Jens Keller já tem: Kiryakos Papadopoulos, Leon Goretzka, Julian Draxler, Max Meyer e Donis Avdijaj já dão sinais de que podem assumir a titularidade do time; todos têm enormes talentos a serem desenvolvidos, e, se bem juntados com os pilares do time - leia-se Höwedes, Neustädter, Farfán, Boateng e Huntelaar -, o Schalke pode surpreender na Bundesliga em 2014-15. Também poderia ir atrás de Kevin Volland, grande revelação do Hoffenheim na temporada passada.



A seguir, jogadores que se destacaram em clubes pequenos/medianos da Bundesliga, e que podem e/ou devem ser contratados por clubes maiores nesta temporada que vem:



Diego Benaglio, Ricardo Rodríguez, Kevin de Bruyne, Max Arnold e Luiz Gustavo - Os dois primeiros fizeram uma excelente copa pela Suíça, especialmente Rodríguez, que foi o melhor lateral-esquerdo da copa até aqui, e foi o melhor da Bundesliga 2013-14. Com 21 anos, é um lateral de excelente apoio ao ataque, e já tem nível para jogar em equipes como por exemplo Chelsea e Liverpool, que não possuem um lateral-esquerdo da mesma qualidade. Barato, Benaglio poderia ir para o Atlético de Madrid, que vai ficar sem um goleiro de alto nível com a saída de Courtois, ou para o Milan, que tem três péssimos arqueiros. De Bruyne e Luiz Gustavo demonstram seus talentos há muito tempo, mas agora que estão tendo excelentes performances na Copa do Mundo, suas visibilidades podem aumentar, e eles ambos têm nível pra jogar em qualquer equipe do mundo. Dispensado pelo Chelsea, De Bruyne cairia muito bem no Tottenham, equipe rival do time de José Mourinho. Luiz Gustavo é fortemente especulado no Real Madrid, mas encaixaria perfeitamente no Manchester United ou no PSG. Max Arnold ainda não revelou todo o seu talento e deve ficar nos Lobos nesta temporada, mas é bom ficar de olho, pois nas próximas janelas, estará pronto pra estar nos gigantes europeus.



Alexandru Maxim, Martin Harnik, Vedad Ibisevic e Timo Werner - Maxim fez uma temporada brilhante, mostrou ser um jogador versátil, extremamente inteligente, ágil, com um bom passe e ótimo chute de média distância. Com um pouco mais de regularidade, daqui a pouco pode estar jogando em um time como o Arsenal, o Monaco, ou a Juventus. Harnik se destacou muito em 2012-13; caiu um pouco de produção na temporada posterior, porém, se voltar a demonstrar o seu melhor futebol, cabe muito bem em equipes médias italianas. Ibisevic não tem muita habilidade, também não é tão rápido e não se movimenta muito, porém, dá inúmeras opções de passe dentro da área, e finaliza muito bem. Poderia estar num Schalke, ou num Bayer Leverkusen, por exemplo. Timo Werner precisa de uma boa sequência de jogos, sendo assim, pode demonstrar todo o seu talento. Desde já, mostrou que é um ótimo passador e tem grande qualidade no arremate de fora da área.


Roberto Firmino, Koen Casteels e Kevin Volland - Firmino foi um dos melhores meias-atacantes da temporada, quiçá o melhor. Já atrai interesse dos gigantes, e com certeza irá para algum nesta temporada. Casteels é um dos goleiros mais promissores do futebol atual, não se destacou explosivamente em 2013-14, mas poderia ir, por exemplo, para a Real Sociedad, média equipe da Espanha que ficou sem goleiro após a venda de Bravo, seu titular. Volland foi uma das grandes revelações da Bundesliga, sendo um excelente atacante, que além de fazer bastantes gols, tem grande qualidade para cair pelos flancos e fazer jogadas individuais. Pode se desenvolver em equipes médias da Alemanha, como o Schalke 04 - como foi descrito parágrafos acima -, e depois, quem sabe, estar nos gigantes do país, como o Borussia Dortmund.


Matthias Ginter e Admir Mehmedi - Ginter foi a grande revelação do Freiburg, e uma das melhores da Bundesliga. Zagueiro de excelente roubo de bola, bom no jogo aéreo e se posiciona muito bem na cobertura. Foi até convocado para a seleção alemã. Poderia ir para o Borussia Mönchengladbach, como citado neste post, já que é uma boa equipe do futebol alemão, e que necessita de bons zagueiros. Mehmedi só passou uma temporada no Freiburg, mas já está pronto pra sair. Com 23 anos, foi autor de 13 gols e 4 assistências em 29 jogos na temporada, é um atacante que sai muito pro jogo, demonstra suas habilidades de drible, passe, e de chutes de longe. Está jogando bem na copa, e poderia demonstrar sua qualidade em times como a Inter de Milão. Joga muito.


Hakan Çalhanoglu - Espetacular. A temporada do Hamburgo foi pífia, mas tive o prazer de acompanhar os jogos do time, especialmente para me deleitar com os chutes, cobranças de falta, passes, cruzamentos, entre outras qualidades de Hakan Calhanoglu. O turco já disse que sairia do Hamburgo mesmo se a equipe permanecesse na primeira divisão alemã, e é bom os grandes do país ficarem de olho. Ele é dono de chutes e cobranças de falta magníficas. Os espectadores também deveriam abrir seus olhos pra essa joia.




Claro que existem outros ótimos jogadores de outros clubes da Bundesliga, mas listei aqui apenas aqueles que têm mais chances de se transferir para clubes melhores da temporada que vem. Caso não concorde com algo aqui presente, contate-nos na nossa página no Facebook, no link abaixo:

https://www.facebook.com/Amantes.Do.Futebol10?ref_type=bookmark
Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial