A abertura da primeira janela de transferências do futebol europeu, na temporada 2014-15, teve seu início no primeiro dia de julho. Muito antes disto, infinidades de especulações, negociações começando, e até contratações já confirmadas.
Todos os clubes europeus correm contra o tempo e contra a concorrência para fortalecerem seus elencos. Começaremos uma nova série aqui no blog, na qual serão feitos relatórios e "sugestões" de contratações e vendas, dos principais clubes da Europa. A começar pelos clubes da Inglaterra.
Att 11/07: Alexis Sánchez foi anunciado como novo atacante do Arsenal. O chileno dá alternativas muito interessantes pro time. Pode jogar pelas pontas como Walcott ou Podolski, ou também pelo centro. Acho que se encaixará como um segundo atacante, ao lado de Giroud, flutuando pelo campo. Atraindo a marcação e fazendo jogadas em dupla com o francês, imagino que essa dupla fará sucesso - se jogarem juntos. Se tiver liberdade para construir jogados no meio, vai dar mais velocidade e raça a esse time do Arsenal. Isso vai ser bom.
Faz muito tempo que o brasão do Chelsea não é o da foto ao lado. E o time também deverá passar por uma grande renovação. Lampard, Ashley Cole, David Luiz, Eto'o, entre outros, já tiveram suas saídas confirmadas do clube. Torres e/ou Demba Ba também não devem ficar por muito tempo. Por outro lado, a contratação de Fàbregas, meia que pode jogar como volante - suprindo a saída de Lampard -, ou em qualquer outra parte central do campo; Courtois voltará de empréstimo do Atlético de Madrid, e a briga pela titularidade no gol contra Petr Cech deverá ser extrema. Romelu Lukaku, Marko Marin, Thorgan Hazard, Lucas Piazón, Christian Atsu e Victor Moses também voltarão de empréstimo. Kurt Zouma, jovem revelação francesa na zaga, também chegará aos Blues, e com o tempo, deve assumir a posição de titular. Lukaku vem de mais uma excelente temporada, esta no Everton, e dá indícios de que tem condições de ser o atacante titular do time de Mourinho; porém, Abramovich deve estar anunciando Diego Costa nos próximos dias, pois eles querem um atacante que seja considerado "top" no futebol atual. O Chelsea estará formando um time muito interessante, e agora, com mais conhecimento de seu elenco, Mourinho deve levar os Blues à disputa de grandes títulos.
Att 11/07: Diego Costa é o novo reforço dos Blues. Chega pra ser titular pra tentar resolver os problemas ofensivos da equipe, dando mais qualidade no contra-ataque do que Torres, Ba ou Eto'o, mais presença de área, mais habilidade, força, e, claro, esperança de mais gols.
Sobre a grande temporada do Everton, o Liverpool respondeu à altura, e aliás, ainda mais alto. Foi vice-campeão da Premier League com muitos méritos, e deve brigar novamente pelo título nesta temporada. A maior felicidade dos Reds é a permanência de Luis Suárez, mas os vermelhos de Liverpool trouxeram ótimos reforços: Rickie Lambert, Emre Can e Adam Lallana foram anunciados por Tom Werner - presidente -, além das voltas de empréstimos de Pepe Reina e Tiago Ilori. Lallana, com certeza, brigará pela titularidade. Só não sabe-se se será com Henderson, Coutinho, Sterling, ou até com Sturridge. Só se sabe que qualidade pra isso ele demonstrou na temporada 2013-14, quando fez 9 gols e deu 6 assistências, e demonstrou um excelentíssimo futebol. Can chegará para compor o elenco carente de Brendan Rodgers, que sofreu bastante para suprir as ausências dos titulares na BPL passada. Cissokho e Moses voltarão para Valencia e Chelsea, mas Can pode cumprir as funções de ambos, pois pode jogar em qualquer parte do meio, e também nas laterais. Lambert será reserva pro ataque, e é muito bom centroavante. Reina deve ser titular nas copas e na Champions, com sua experiência e qualidade, deverá revezar bem com Mignolet no gol. Se Suárez resolver sair, eu também indicaria Jay Rodríguez ao Liverpool, para ocupar seu lugar. A lateral-esquerda sofre com a instabilidade física de José Enrique, seu reserva é Flanagan por improviso, então, eu recomendaria que os Reds tentassem contratar Ricardo Rodríguez, lateral de extrema qualidade no apoio, que joga no Wolfsburg e se destaca com a seleção suíça na copa. Liverpool chegará muito forte para a próxima temporada.
Att 01/07: O Liverpool contratou Lazar Markovic. O winger sérvio oriundo do Benfica chega pra acabar de vez com os problemas de elenco no setor do meio-campo do clube, e
colocará ainda mais intensidade na disputa pela titularidade. Velocista e driblador nato.
O atual campeão inglês não vai vai cansar de crescer na próxima temporada, não. Fernando Reges, antes no Porto, chegou para fortalecer o time, sendo, de início, um excepcional reserva para a grande dupla Yaya Touré e Fernandinho - seu compatriota e xará. Contratação que deixa o elenco melhor e com mais opções, porém, desnecessária; Fernando é um volante sensacional, com um senso de proteção da defesa fantástico, mas é muito talento pra ser deixado no banco, e os Citizens já contam com Javi García e Jack Rodwell como reservas de luxo para a posição. Bacary Sagna também chegou, lateral-direito proveniente do Arsenal, limitado tecnicamente, mas defende bem e deve ser um bom reserva para Zabaleta. Na temporada passada ficaram escancarados os problemas no lado esquerdo defensivo do City, setor que sofreu com a falta de qualidade do zagueiro Demichelis e dos laterais, ora Clichy, ora Kolarov - este marca um pouco melhor -, além de que o meia pela esquerda não tem tanta força defensiva - David Silva. Matija Nastasic seria a solução na zaga, canhoto, mas passou a maior parte da temporada lesionado, e contou com o preterimento de seu treinador. Mas Fernando Soriano já está atrás de Mangala, jovem zagueiro do Porto que está com a França na Copa do Mundo, e que já demonstra ser um béque extraordinário, e que no futuro será ainda melhor. O francês já demonstrou preferência pelo Chelsea, mas não deve recusar uma transferência para o melhor time da Inglaterra atualmente - e chegaria para ser titular. Um lateral-esquerdo não é tanta prioridade porque Kolarov também não é nenhum sofrer, mas se puder melhorar, por que não?
Att 11/07: Willy Caballero, goleiro argentino que foi treinado por Pellegrini no Málaga, chegou no Manchester City. Vai brigar por posição com Joe Hart, mas creio que logo assumirá a titularidade por ser mais seguro, e viver fase mais estável que o inglês. Pantilimon foi embora.
2013-14 foi uma temporada aquém do costume para o Manchester United. Foi para deixar para trás, e é o que Louis van Gaal, novo técnico do clube, deve fazer. Os torcedores vão sentir enorme saudade de Vidic e Ferdinand, dois dos maiores zagueiros da história do clube que se despediram ao final da temporada; Vidic rumou à Inter de Milão, e Ferdinand, ao fim de sua carreira como jogador. Por outro lado, o setor mais carente do time será preenchido por Ander Herrera, bom meia de ligação oriundo do Athletic Bilbao, que deverá desafogar um pouco as responsabilidades de armação de Rooney e Mata, e também deverá ser um dos responsáveis por coordenar o meio-campo dos Red Devils. Luke Shaw, revelação que se transformou em um ótimo lateral-esquerdo, também rumará para Manchester, na tentativa de recuperar a qualidade na posição, perdida pelo grande Patrice Evra, que deverá ser seu reserva. Agora, é a zaga que precisa de reforços, pois Smalling, Evans e alguns outros não são grandes exemplos de qualidade. Mangala, Vermaelen, entre outros, são queridos pela diretoria, e espero que uns dois nomes de qualidade sejam contratados. Perspectivas medianas para 2014-15, mas o clube deve melhorar aos poucos.
Depois de ganharem e gastarem 100 milhões de libras mais rápido que o Bale para contratações de jogadores que não renderam o esperado, o Tottenham espera se erguer nesta temporada, e o grande impulso foi a contratação de Mauricio Pochettino, treinador argentino que vem de excelente temporada no Southampton, e que pode ser a solução para este time desorganizado, descompactado e com jogadores mal aproveitados. As contratações mais urgentes são pra zaga. O setor defensivo do time foi uma piada, um verdadeiro desastre na temporada passada, bons zagueiros são quase obrigação agora. Chico Flores é um excelente zagueiro do Swansea, que além de ser muito bom no roubo de bola, é muito forte na ligação direta. Marcos Alonso, lateral-esquerdo que se destacou no Sunderland, emprestado pela Fiorentina, é um nome a ser estudado; jovem, deixa poucos espaços e apoia razoavelmente bem, além de custar quase nada. Para o meio-campo, Pochettino poderia levar uma ótima promessa do seu antigo Southampton, que seria James Ward-Prowse; meio-campista central, faz a ligação pro ataque com extrema eficiência, ótimos passes, chutes, e magistral nas bolas paradas. No ataque, Wilfried Bony fez uma temporada sensacional no Swansea, e deve estar louco para jogar em um time melhor. Pode jogar fixo na área, mas gosta de buscar a bola por si mesmo, e isso agrada a Pochettino. Só o treinador mesmo pode dar novas luzes aos Spurs.
A seguir, jogadores que se destacaram em clubes pequenos/medianos da Premier League, e que podem e/ou devem ser contratados por clubes maiores nesta temporada que vem:
Steven Caulker, Craig Noone e Gary Medel - Caulker se mostrou um defensor muito maduro, sólido, e com grande espírito de liderança. Saiu da reserva do Tottenham e se destacou bastante no Cardiff, em breve pode estar em um clube mediano da Inglaterra. Noone não foi titular absoluto, mas nas vezes que entrou, inclusive em jogos contra grandes times, demonstrou ser um winger de muita habilidade, e sem medo de partir pra cima. Caberia na reserva de um grande clube com certeza. Quando Medel saiu do Sevilla, imaginei que seria pra algum clube melhor. Foi para o recém-promovido Cardiff - que agora voltou à Championship -, mas não caiu de rendimento, sendo um dos pilares do time com sua enorme qualidade na contenção, na ligação pro ataque e com sua versatilidade, podendo atuar desde o meio-campo central até a zaga. Com o rebaixamento do Cardiff, ele deve sair, finalmente, pra algum bom time.
Maarten Stekelenburg, Bryan Ruiz e Dimitar Berbatov - Stekelenburg caiu de produção nos últimos anos, tanto que foi parar no Fulham. Mas ainda é um grande goleiro e mostrou que ainda tem ótimos reflexos - lembremos de sua partidaça contra o Manchester United. Ruiz vivia de grandes anos pelo time, foi emprestado para o PSV em 2013-14 e voltou a fazer grandes jogos; vem sendo um dos melhores jogadores da copa e, com 28 anos, ainda tem bola pra jogar em um clube médio da Europa. Berbatov vive do mesmo caso que Stekelenburg. Foi emprestado ao Monaco e jogou demais, e não é jogador de segunda divisão inglesa, com certeza deve ir pra algum Newcastle da vida, ou até o próprio Monaco.
Leroy Fer - Se um time quiser algum volante jovem, que seja dinâmico, que ocupe os espaços, se movimente bem pelo campo e tenha um bom passe, Fer é ótima opção. Fisicamente semelhante a Vieira (incrível como qualquer volante jovem, alto e negro é comparado à Vieira), Fer ainda não despontou toda a qualidade técnica que prometia desde os tempos de Feyenoord, mas se tiver a oportunidade de jogar com regularidade em um clube com um bom meio-campo, pode vingar.
Christian Benteke - A temporada 2013-14 de Benteke não foi tão boa quanto a anterior devido a lesões, mas ele continua sendo uma grande joia do Aston Villa. Alto, forte e matador, Benteke tem nível pra ser titular do Everton, por exemplo, e até do Arsenal, que sofre com problemas no setor. Leandro Bacuna também poderia fisgar uma vaga em algum clube mediano, jovem, é um marcador e tanto.
Ravel Morrison - Seu talento ainda não explodiu tanto quanto promete, mas é uma joia que brilhará muito, e merece se desenvolver num meio-campo mais organizado que este do West Ham.
Chico Flores e Wilfried Bony - Parágrafos acima, recomendei-os para o Tottenham, mas ambos são de se recomendar para qualquer bom clube. Chico tem muita qualidade no roubo de bola e no no corpo a corpo, e com uma saída de bola refinada, foi um dos melhores zagueiros da Premier League na temporada 2013-14, não é de se surpreender que algum grande clube contrate-o. Bony também demonstrou um enorme talento. Pode ficar fixo na área, mas também gosta muito de buscar o jogo pra demonstrar suas habilidades. Tem um chute poderoso. Pode-se considerar um atacante top.
Mike Jedinak - Sua qualidade só foi ser notada aos 29 anos, agora não deve ter muito mais a oferecer, mas Jedinak tem senso de cobertura, roubo de bola e liderança incríveis. Jogou muito bem com a seleção australiana na Copa do Mundo, e deve servir para algum clube mediano, como o Porto, que perdeu Fernando para o Manchester City.
Tim Krul, Cheikh Tioté e Moussa Sissoko - O Newcastle é um ótimo time, mas estes jogadores têm capacidade pra brilhar em algo maior, com certeza. Sissoko e Tioté são dois volantes que mais parecem búfalos quando dividem com outro jogador, ambos são extremamente fortes. Tioté é mais de marcação, e é de grandíssima qualidade nesse aspecto. Sissoko sai mais pro jogo, podendo fluir pelas pontas pra usar de sua boa velocidade, e até uma razoável agilidade pra driblar. Ambos chutam muito bem de longa distância. O Monaco seria um bom clube pros dois, e vice-versa. Krul foi um dos melhores da Premier League 2013-14, chamou atenção na Copa do Mundo por sua eficiência nos pênaltis, é de se esperar que logo se dirija à um clube com mais representatividade no futebol atual - o Atlético de Madrid seria uma ótima.
Claro que existem outros ótimos jogadores de outros clubes da Premier League, mas listei aqui apenas aqueles que têm mais chances de se transferir para clubes melhores da temporada que vem. Caso não concorde com algo aqui presente, contate-nos na nossa página no Facebook, no link abaixo:
https://www.facebook.com/Amantes.Do.Futebol10?ref_type=bookmark
Esqueceram de citar o Alberto Moreno que está perto do Liverpool! Mas parabéns pelo o excelente texto!
ResponderExcluir