Os que não foram - França



Dando continuidade à série 'Os que não foram', trago, agora, a seleção dos preteridos da seleção da França!

No dia 13 de maio, Didier Deschamps divulgou os 23 nomes que envergarão o manto francês na Copa do Mundo. Uma convocação meio "clichê", pois muitos já esperavam a maioria dos convocados. A convocação foi:

Goleiros: Hugo Lloris (1), Stéphanne Ruffier (16) e Mickael Landreau (23)
Laterais: Mathieu Debuchy (2) e Bacary Sagna (15), Patrice Evra (3) e Lucas Digne (17)
Zagueiros: Raphaël Varane (4), Mamadou Sakho (5), Eliaquim Mangala (13) e Laurent Koscielny (21)
Volantes: Yohan Cabaye (6), Rio Antonio Mavuba (12), Blaise Matuidi (14), Moussa Sissoko (18) e Paul Pogba (19)
Meias: Clément Grenier (22)
Pontas: Franck Ribéry (7), Mathieu Valbuena (8) e Antoine Griezmann (11)
Atacantes: Olivier Giroud (9), Karim Benzema (10) e Loïc Rémy (20)

Mandanda, o bom goleiro do Marseille, ficou fora por lesão. Nasri de fora é entendível por questões pessoais, e por seu histórico na seleção, mas, tecnicamente, é um jogador que tem todas as condições de ser chamado, e que fez uma ótima temporada pelo Manchester City. A minha seleção contém, em sua maioria, jogadores que atuam na própria Ligue 1, mas que tem qualidade para estar na Seleção B da França. Seguindo:

Goleiros: Steve Mandanda, Rémy Vercoutre e Cédric Carrasso
Como foi citado acima, Mandanda ficou fora por lesão; se estivesse em condições físicas, com certeza seria convocado, pra ficar na reserva de Lloris. Ótimo goleiro. Vercoutre e Carrasso são dois goleiros experientes, tendo 33 e 32 anos, respectivamente. Vercoutre amargou, durante muito tempo, a reserva de Lloris no Lyon, clube em que está desde 2002. Já Carrasso, que está no Bordeaux desde 2009, sendo sempre titular, só teve uma única oportunidade de representar o time nacional. Mas ambos são bons goleiros.

Laterais: Abdoulay Konko, Sébastien Corchia e Layvin Kurzawa
Konko já vai pra casa dos 30 anos; ainda assim, continua sendo um bom lateral, e ótimo defensivamente. Não deixa a dever muito pra Sagna - convocado. Corchia, de 23 anos, fez uma ótima temporada no Sochaux. Pode jogar na direita ou na esquerda, e é excepcional nos dois lados, atacando e defendendo com a mesma - ótima - qualidade. Já Kurzawa, que esteve presente na seleção da Ligue 1 dessa temporada, é uma grande revelação do Monaco. Com 21 anos, já demonstra uma enorme aptidão para atacar, com bastante habilidade na condução de bola e nos cruzamentos.

Zagueiros:
Kurt Zouma, Aymeric Laporte, Sylvain Distin e Samuel Umtiti

Nos próximos anos, a França estará recheada de ótimos zagueiros; hoje jovens, amanhã em seus auges. Varane, Sakho e Mangala são três jovens que foram convocados; a safra continua com Zouma (19), Umtiti (20) e Laporte (20). Três revelações de enorme qualidade. Zouma mostra muita segurança defensiva com sua ótima imposição física, com grande estatura, força e velocidade, e por ser um excelente ladrão de bola (pelo chão ou pelo alto). Laporte é mais estático, não sai tanto pra dar o "primeiro bote" por ser relativamente lento; mas no mano a mano, é excepcional, além da refinadíssima saída de bola. Umtiti, com apenas 1,81m de altura, não é tão imponente fisicamente, mas é um defensor muito ágil e de bastante qualidade técnica, além de ser um grande passador de bola. Sylvain Distin é o ponto de equilíbrio; em meio a zagueiros tão jovens, o veterano de 36 anos fez parte de um sistema defensivo extraordinário do Everton de 2013-14. 1,93m de altura, muita força pra combater os atacantes e eficiente na ligação direta. Peca pela lentidão, causada devida a sua idade, mas é um zagueiro ótimo.

Volantes: Joshua Guilavogui, Yann M'Vila, Maxime Gonalons, Étienne Capoue e Mathieu Flamini
Tudo "volantão". Os Bleus não tem tantos bons volantes à disposição, especialmente da linha 'box-to-box'. Portanto, os selecionados para a nossa seleção são apenas primeiros volantes. Joshua Guilavogui e Étienne Capoue são dois jogadores que saíram de seus respectivos clubes (Saint-Etiénne e Toulouse) com ótimas atuações, e rumaram para times melhores na Europa (Atlético de Madrid e Tottenham); não obtiveram nenhum sucesso, porém, considerando suas melhores formas, são volantes dignos de figurarem esta seleção. Yann M'Vila resolveu "sumir", indo pro Rubin Kazan. Não sei como está seu desempenho na Rússia, porém, do mesmo jeito que Capoue e Guilavogui, jogou muito no Stade Rennais. Mathieu Flamini, como muitos sabem, é um grande jogador; voltou ao Arsenal nesta temporada, e nos jogos que atuou, demonstrou seu ótimo futebol, cheio de raça e de muita qualidade. Maxime Gonalons ora está muito bem, ora está mal. Contudo, nos seus melhores dias, é ótimo na marcação e na ligação para o ataque.

Meias: Samir Nasri, Florian Thauvin e Rémy Cabella
A maioria dos amantes do futebol reprovou a não-convocação de Samir Nasri, tendo em vista sua grande temporada, e por ter uma enorme qualidade técnica. Porém, nunca teve um grande desempenho na seleção, além de sua indisciplina, irregularidade e frequência de lesões, de sempre. Não foi tão reprovável Deschamps deixá-lo de fora do mundial. Thauvin, de 21 anos, é destaque no Marseille, demonstra muita qualidade jogando pelo meio ou pela ponta-direita. Muita habilidade pra driblar e fazer jogadas individuais, concluídas por ele mesmo. Cabella é bem parecido com ele, na habilidade de driblar e passar a bola. Porém, este é extremamente versátil, podendo atuar em todas as posições do meio-campo pra frente, com bastante eficiência tática e técnica.

Pontas: Hatem Ben Arfa, Yoan Gouffran, Jonathan Biabiany (Jérémy Ménez)
Ben Arfa é praticamente igual a Nasri. Jogador de extraordinária habilidade, canhota potente e muita velocidade; todavia, é muito indisciplinado, irregular e se contunde demais. Yoan Gouffran é seu companheiro no Newcastle; muito veloz e habilidoso, é infernal jogando pelo lado esquerdo. Jonathan Biabiany é um dos jogadores mais rápidos do mundo. Não é grande coisa tecnicamente, porém, volta muito bem pra marcar e é uma arma letal conduzindo a bola ao ataque.

Atacantes: Thierry Henry e Kevin Gameiro (Alexandre Lacazette)
Isso mesmo! Thierry Henry! Óbvio que não é o mesmo de anos atrás, quando era uma lenda, mas ainda desfila seu grande futebol nos gramados da MLS. 3 gols e 4 assistências em 12 jogos na temporada. Kevin Gameiro teve um desempenho espetacular nesta temporada. Com certeza poderia estar na seleção principal, mas, como não tem a grife dos convocados, não foi. Foram 22 gols em 25 jogos nesta temporada. Incrível! Não tinha muitas chances no PSG, mas já era sabido que era um atacante de alto nível. Alexandre Lacazette, atacante que cai muito pelos lados do campo e é muito qualificado pra fazer gols, fica como 'menção honrosa' por aqui.

A França não briga por grandes coisas no mundial, porém, é um time repleto de ótimos jogadores entre os onze iniciais, e algumas boas peças no banco, também. Nesta seleção B, apenas Mandanda, Corchia, Nasri e Gameiro tiveram condições de brigar por uma convocação, do meu ponto de vista. Mas todos os supracitados são bons jogadores, com certeza.
Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial