Pitacos da Janela de Transferências #3



A abertura da primeira janela de transferências do futebol europeu, na temporada 2014-15, teve seu início no primeiro dia de julho. Muito antes disto, infinidades de especulações, negociações começando, e até contratações já confirmadas.

Todos os clubes europeus correm contra o tempo e contra a concorrência para fortalecerem seus elencos. Demos início a uma nova série aqui no blog, na qual serão feitos relatórios e "sugestões" de contratações e vendas, dos principais clubes da Europa. Já fizemos dos clubes da Inglaterra e da Alemanha, e nesta edição, dos clubes espanhóis.



Esse será o Barcelona mais diferente dos últimos anos. Ícones conhecidos como Puyol, Xavi, Valdés, e outros pilares do time muti campeão de Guardiola como Pedro e Daniel Alves podem também estar de saída. Após a grande renovação de Messi, Bartomeu afirmou que a renovação seria em torno do gênio argentino. Se está sendo ou não, ela ocorre, mas de forma discreta. O clube da Catalunha está perto de realizar a grande transferência até então, que trata-se do 'roedor' Luis Suarez. A saída Alexis Sánchez, que foi para o Arsenal, representa uma porta que foi aberta para o craque uruguaio. O gol estará bem protegido, com o promissor Ter-Stegen e o chileno Cláudio Bravo, que vem de uma excelente Copa. Entretanto, a posição mais deficiente do time, a zaga, ainda não recebeu novidades. Não acho que eles serão tão displicentes a ponto de esquecer este setor, e para isto, indico Musacchio ou Íñigo Martínez, como explicado parágrafos mais abaixo. Outra boa contratação do Barcelona é Ivan Rakitic, que de alguma forma é sucessor de Xavi, e acrescenta uma característica diferente, de verticalidade e presença no meio campo. Com a renovação de Koke junto ao Atléti, oficialmente o Barcelona desistiu de um sucessor de fato 'verídico' de Xavi. Halilovic, até por sua idade e falta de cancha no futebol, certamente será reserva, porém, a médio-longo prazo, foi uma baita contratação. Jovem explosivo, de dribles e passes cirúrgicos e precisos, aparenta ter um imenso futuro no futebol. Bojan, Rafinha Alcântara, Deuloufeu e outros retornam. Caberá a Luis Enrique, o novo treinador, decidir se o Barcelona manterá seu estilo de jogo ou acrescentará novidades à ele, já que considero difícil a possibilidade de eliminá-lo por completo. Peças, terá, para alterar o espetáculo que o torcedor culé tanto se acostumou a presenciar. Mesmo em possível decadência, o Barcelona venceu ida-volta do clássico em La Liga, brigou até a última rodada e eliminou o poderoso Manchester City na UCL. Está acostumado a brigar por títulos em sua nova essência, e nessa temporada deve brigar com mais força por eles.



Após conquistar a desejada e sonhada Lá Décima, o Real Madrid vem para ampliar e exercer todo seu poderio no cenário mundial. Pode parecer que tudo é mil maravilhas, mas existem vários itens a ser trabalhados, como por exemplo, a reposição de Xabi Alonso, e a avaliação do nível técnico-físico de jogadores que estão retornando da Copa do Mundo. A maioria dos tabloides espanhóis cravam Toni Kroos no Real, mas se tratando de diários espanhóis, o melhor a fazer é aguardar a situação, mas ignorando a possibilidade de serem blefes, é uma contratação pontual, para dar uma nova formatação tática e fazer sombra para Modric. Illarramendi não correspondeu em sua primeira temporada e deve ser emprestado para adquirir experiência. Di Maria, parece não querer renovar, e a reposição já está bem clara. Trata-se de James Rodriguez.  Outros rumores, mais laterais, apontam uma renovação no plantel de goleiros, que seriam Keylor Navas e Kiko Casilla, mas creio que não deve ser algo imediato, já que Iker é uma grande lenda do Real Madrid e sua suposta decadência estaria iminente a avaliação e alguma consideração. Alváro Morata pediu para ser negociado, insatisfeito por ter poucos minutos, e como é um 'chaval' valorizado no mercado, deve engordar os cofres madridistas ou até mesmo ser incluso para uma contratação mais impactante como Falcao e James.  Com Jesé no departamento médico e Benzema não deixando claro sobre sua renovação, o Real Madrid deve buscar um bom suplente nessa janela. Assim, em mais uma janela movimentada e cheia de mudanças, sejam discretas ou não, o Real Madrid deve brigar por todos os títulos nessa temporada.


Diego Costa foi para o Chelsea. Mas o Atlético deve manter seu bom repertório de atacantes com Mandzukic, camisa 9, oportunista nato, mas que fica muito concentrado dentro da área. Seria ideal um parceiro que flutuasse mais pelo campo pra construir as jogadas, pra atrair a marcação, e até fazer tabelas com Mario. Giovani dos Santos, talvez? Moyá não é um substituto à altura de Courtois, que também foi para o Chelsea, também não sei ao certo se contratarão alguém mais seguro para a posição, o que acho que seria o melhor a se fazer (como Keylor Navas), ou apostarão mesmo no novo arqueiro. Guilherme Siqueira chega do Benfica, mas este deve ser só para compor elenco. Não é ruim, mas Juanfran é titularíssimo de Simeone, e é bem melhor que o brasileiro. Guilavogui e Leo Baptistão voltaram de empréstimo. Os contratos de Raul García e Tiago estão expirando eles não querem renovar, melhor correrem logo atrás de bons volantes para substituí-los. Um ótimo nome seria Lars Bender - volante que marca, tem dinamismo, ocupa excepcionalmente bem os espaços e tem ótima chegada ao ataque.

O Valencia está aqui por 3 motivos: por ser um grande e bom time; por não ter muitos jogadores que eu acho que sairão do clube; e por que eu acho que eles vão torrar dinheiro nessa janela. Na metade da temporada passada, foram comprados por um grupo de sheiks lá, e causaram um grande movimento no mercado. Agora não acho que será diferente. Pro início da temporada, pelo menos, já voltaram de empréstimo: Nicolas Otamendi (Atlético MG), Éver Banega (Newells OB), Andres Guardado (Bayer Leverkusen), Aly Cissokho (Liverpool), Adil Ramí (Milan, não confirmado) e Dorlan Pabón (São Paulo). Com algumas contratações pontuais, o Valencia não deve fazer figuração novamente. Bernat saiu do time, Mathieu e Cissokho são os únicos laterais esquerdos disponíveis - e ambos são extremamente limitados tecnicamente. Precisam reforçar a zaga, pois o único que tenho confiança é Victor Ruíz, de resto, todos inseguros. Também poderiam dar um grau no meio-campo, pois Banega vinha fazendo quase tudo sozinho por ali; volantes mais dinâmicos e mais vigorosos que Parejo, Albelda e Javi Fuego são fundamentais.



A seguir, jogadores que se destacaram em clubes pequenos/medianos da Liga BBVA, e que podem e/ou devem ser contratados por clubes maiores nesta temporada que vem:



Antoine Griezmann e Íñigo Martínez - Ambos explodiram para o mundo desde a temporada retrasada. 2013-14 foi apenas para confirmar o que todos já sabiam: que Griezmann é um futuro craque, e que Iñigo é um zagueiro de extremo potencial. Griezmann quer sair, e propostas para a Real Sociedad não devem faltar. Um jogador que não se esconde, que incendeia o jogo o tempo todo, que tem um incrível repertório de lances e que ainda tem muito pra mostrar. Olho em Griezmann, ele joga demais. E Iñigo demonstra uma enorme maturidade. É seguro, tem excelente tempo de bola e, assim como Musacchio, serviria perfeitamente para o Barcelona.


Mateo Musacchio e Giovani dos Santos - Musacchio foi uma ótima revelação do Villarreal. Com 23 anos, não foi convocado para a copa pela Argentina, mas com certeza é melhor que a maioria dos convocados. Tem bastante potencial, poderia muito bem ser titular do Barcelona na próxima temporada - argentino, 1,80m de altura, sabe jogar bem com os pés, acostumado na La Liga... perfeito pro Barça. Gio dos Santos vingará? Eis a questão que ninguém sabe. Sinceramente, acho que ele ficará, no mínimo, até o meio da temporada no Villa. Se continuar mostrando o belo futebol que mostrou em 2013-14 e na Copa do Mundo, pode conseguir vaga em um time melhor (provavelmente, italiano, ele faz bem o estilo atual dos grandes times dali).


Alberto Moreno, Carlos Bacca e Kevin Gameiro - Esta foi a temporada de afirmação para Gameiro. Depois de altos e baixos no PSG, fez um 2013-14 espetacular, e agora deve ir pra um time com maiores pretensões. A Roma, que tem o contestável Destro como titular no ataque, deve buscar um outro jogador para a posição, poderia muito bem ser o Kevin. Ou talvez até ao Atlético de Madrid ou o Valencia, que devem buscar parceiros de ataque para seus titulares. Bacca é um atacante bem completo; matador no chão e no alto, também tem muita qualidade pra fazer jogadas individuais, chuta bem de média distância e é excepcional para atrair a marcação. Moreno, grande revelação do Sevilla, já recebe sondagens de grandes clubes, o que mais está avançando é o Liverpool. Muito veloz e de extrema qualidade na criação de jogadas, não tem a mesma eficiência na marcação, mas isso é de se adquirir no futebol inglês.


Ander Herrera, Aymeric Laporte, Ander Iturraspe e Iker Muniaín - Ander Herrera já se foi; partiu rumo ao Manchester United por 37 milhões pra demonstrar todo seu talento como volante num clube melhor. Iturraspe, que fez uma grande temporada em 2013-14, também parece estar pronto pra jogar em gramados ingleses em um clube melhor. É um ótimo ladrão de bola, se posiciona bem entre as linhas e cuida muito bem da posse de bola. Muniaín parece estar amadurecendo, pouco a pouco, deixando de lado sua indisciplina e irregularidade. Talvez precise de mais uma temporada para a afirmação, porém, tem muito talento, e se algum Everton da vida quiser um bom e promissor winger, Muniaín está logo ali. Laporte é mais uma revelação francesa na zaga. Não é tão rápido, mas compensa isso com grande força e excelência no mano a mano, além de grande qualidade na saída de bola.



Kiko Casilla e Héctor Moreno - Casilla jogou na base do Real Madrid, e hoje é cotado pra assumir a titularidade do time nos próximos anos. Se a queda de produção de CasillaS se confirmar, por que não? Moreno fez uma excelente copa pelo México. Não prestei tanta atenção nele no Espanyol, mas a qualidade na copa me faz projetar um bom jogador. O Valencia não tem uma zaga lá tão sólida, podia tentá-lo.








Outros:
Carlos Sánchez, Nolito, Keylor Navas - Sánchez Nolito não são nenhum primor de jogador, porém, ambos têm qualidade pra jogar em clubes melhores que os seus atuais. Com grande qualidade na marcação, especialmente a individual, Carlos Sánchez foi excelente na Copa do Mundo, e com essa visibilidade, pode sair do Elche. Nolito era do Benfica e jogou bem, mas resolveu se aventurar no Celta de Vigo, e também não caiu de produção. Com bons números e bons desempenhos em campo, aos 27 anos tem qualidade pra estar em um clube melhor que o Celta. Navas teve uma grande explosão na Copa do Mundo - virou até nome de estádio em seu país -, mas que só surpreendeu aos desavisados que não viram, também, seu brilhantismo com o Levante na temporada 2013-14. É ventilado até no Real Madrid, tem qualidade pra defender balizas de qualquer grande clube.
Claro que existem outros ótimos jogadores de outros clubes da Liga BBVA, mas listei aqui apenas aqueles que têm mais chances de se transferir para clubes melhores na temporada que vem. Caso não concorde com algo aqui presente, contate-nos na nossa página no Facebook, no link abaixo:

Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial