Um jovem suíço, de apenas 22 anos, veloz, driblador, ousado, que sabe ser individualista, mas que gosta de jogar para os seus companheiros. Este é Xherdan Shaqiri, jogador (reserva) do Bayern de Munique.
Apesar da pouca idade, Shaqiri já é um grande jogador, e tem qualidades suficientes para ser titular em muitos times grandes da Europa. Em seu atual time, tem a concorrência de gigantes, como Arjen Robben, Franck Ribéry, Thomas Müller, Mario Götze, entre outros, e isto o leva a ser empurrado ao banco de reservas, entrando apenas quando seu treinador decide fazer algum rodízio na equipe. E isso me faz pensar, por que motivo Shaqiri ainda continua no Bayern?!
Talvez seja pela espera, espera de que alguma estrela saia do clube para assim poder ser titular. Porém, eu não acredito que Ribéry, Robben, Müller, Götze, Kroos ou Thiago saiam tão cedo do clube, enquanto estão em um dos melhores clubes do mundo, e ganham muitos títulos, sendo protagonistas dos mesmos.
A solução para isso seria uma saída do clube, mesmo que por empréstimo, pois Shaqiri é um jogador que deve ser titular, até para desenvolver melhor o seu futebol, pois ninguém se torna um grande jogador vivendo de rodízio.
Na temporada 2012/2013, o jogador jogou 37 partidas, tendo iniciado apenas 16 como titular. E em 2013/2014, iniciou 10 partidas, e entrou como reserva em outras 7.
Shaqiri é um ponta/meia pela direita canhoto, mas que é muito versátil, e pode jogar também pela esquerda ou pelo meio, e também usa muito bem sua perna direita. Tem uma velocidade sensacional, sendo uma arma extremamente letal nos contra-ataques. É aquele jogador que parte da direita pro meio, dribla dentro da área com muita velocidade, como uma formiga veloz escapando de seus marcadores.
Tem baixa estatura (1,68m), mas é trombador, parrudo, imponente. Também é ótimo em chutes de fora da área; seja em bola rolando ou em cobranças de falta, o baixinho pega muito bem na bola.
Apesar de tantas qualidades individuais, Shaqiri também é muito coletivo, tem bom passe e ótimos cruzamentos, que lhe rendem várias assistências em sua ficha. Já soma 15 gols e 17 assistências pelo seu clube, e 11 gols e 4 assistências pela seleção suíça.
Talvez sair do clube agora seja uma decisão imediatista e precipitada, visto que ele foi contratado no início da temporada passada. Mas seria ideal um empréstimo a outro clube para ter ritmo de jogo, já que atualmente não tem condições de brigar com Robben, Ribéry e os outros concorrentes (na visão de Guardiola).
Segue abaixo um vídeo, com algumas das coisas que Shaqiri já aprontou contra seus adversários:
Não conhecia esse jogador. Parabéns, cara. Informação é tudo!
ResponderExcluirO título da matéria foi bacana. Shakiri é um reserva de luxo mesmo man, vc está certo..
ResponderExcluir