Não entendo o porquê de Mourinho ser tão criticado por torcedores no mundo afora. A quantidade de gente que odeia o português é incrível, vários com argumentos diferentes, que geralmente não procedem.
A grande maioria ultimamente, talvez seja da torcida do Real Madrid, pessoas que alegam que Mourinho 'queimou' Kaká e Casillas, deixando-os no banco. Pois bem, Mourinho não queimou Kaká de maneira nenhuma. Vamos começar:
O brasileiro teve uma grave lesão, e quando finalmente se recuperou, não conseguia mostrar seu futebol de antes, e mais do que isso, não demonstrava qualidade técnica e tática suficiente para tirar Özil ou Di Maria do time titular. O argentino, por sua vez, sempre voltava pra auxiliar na marcação, coisa que Mourinho prioriza bastante, e que Kaká não conseguia fazer. Tampouco poderia tirar o grande mago Özil do time.
O caso de Casillas é bem parecido. O goleiro também se lesionou e ficou cerca de 3 meses no DP, dando espaço para Adán entrar no time. Porém, o goleiro não transmitia confiança alguma, então Mourinho decidiu comprar Diego López, ex-goleiro do Sevilla que, até então era apenas para suprir a ausência de Iker. Ele conseguiu mais do que isso. Com grandes atuações, Diego conseguiu se firmar no time titular - onde está até agora -, e Iker passou a maioria dos jogos no banco.
Por isso, vem os torcedores dizer que isso é injusto, porque Casillas é melhor que Diego López. Mas injustiça seria deixar Diego no banco, visto que ele estava numa ótima fase. E Mou mesmo declarou que preferia o perfil de goleiro de López ao de Casillas, é questão de preferência.
Mourinho volta pro Chelsea, para a alegria de vários madridistas, e também do torcedores dos Blues, claro. Só que aí foi a mesma coisa.
O treinador optou por deixar David Luiz no banco depois de várias falhas consecutivas, falhas que os "antis" não conseguem enxergar. Erros de passes bobos que comprometem a defesa, faltas e cartões desnecessários, lançamentos precipitados e algumas subidas ao ataque, que desagradaram José. E aí começa aquela velha questão, de que Mourinho odeia brasileiros, e por isto está queimando mais um. Só que o que eles não querem reconhecer, é o amplo crescimento de Gary Cahill, se tornando um zagueiro muito mais seguro do que antes, e fazendo uma ótima dupla com Terry.
Outro jogador que dizem que Mou não simpatiza, e deixa-o no banco por simples marra, é o espanhol Juan Mata. Mas como os antis querem que José coloque Mata no time titular, se eles mesmos alegam que ele odeia brasileiros? Com Mata no banco, Willian assume o posto de titular, e assim como Di Maria, é um jogador que volta constantemente pra marcar, o que não é característica do espanhol.
Não há espaço para Juan num time em que Hazard, Oscar e Willian estão jogando o fino da bola. Talvez o espanhol acrescente, mas não é preciso arriscar, já que tá dando certo. E além disso, no jogo contra o Southampton, Mata não fez nada no primeiro tempo; foi substituído por Oscar, que marcou um gol e teve participação direita nos outros dois - um foi feito por Willian. Ainda querem Mata de titular?
Não é nem um pouco válida a afirmação de que Mourinho odeia brasileiros. Por todos os times que passou, sempre contou com tupiniquins, e na grande maioria, titulares.
E é incompreensível quem diz que Mourinho é arrogante, uma má pessoa, e pior ainda, quem diz que é um treinador ruim. Por todos os clubes que passou, os jogadores de Mourinho o elogiam, até a imprensa italiana o elogia.
Ele fez o Chelsea ser campeão da Premier League depois de 50 anos, nunca perdeu uma partida sequer no Stamford Bridge, foi campeão da Champions com o PORTO e com a Inter, ensinou como se joga contra o Barcelona e foi o único capaz de fazer frente à Guardiola. Contudo, muitas vezes soltou frases polêmicas e disparates contra grandes jogadores, o que causa esse ódio todo em muitas pessoas.
Só que é muito fácil pegar seus erros, e não assumir suas muitas virtudes. Como Massimo Moratti falou, é um apoiador, sempre procura extrair o máximo de seus jogadores e fazê-los crescer. E uma temporada de maus bocados no Real não apaga um passado cheio de glórias com seus times, e com amizade de vários grandes jogadores.
Há mais jogadores ao longo da carreira de Mou, que seus odiadores dizem que ele queimou, à exemplo, Shevchenko e Quaresma. Porém, assim como com os outros, é simples entender: 'The Special One' é metódico, e se o jogador não rende, fica no banco! É um cara que não se curva ao jogador pelo seu nome e seu passado. É injusto e incompreensível continuar insistindo em quem não rende, quando se pode utilizar outros que estão em um momento melhor.
É engraçado... No mínimo, interessante: se um grande jogador começa a cair de produção, e termina 'flopando' em qualquer time, a culpa é propriamente dele, porque foi displicente, porque não se adaptou, enfim, sempre arranjam uma desculpa; mas se um grande jogador flopa no time do Special One, a culpa será sempre deste. Que bela lógica, hein?
Mourinho é amigo, é pai; é sincero, sabe quando perdeu, é jovem e extrovertido, e não arrogante, como muitos o rotulam. Você pode não gostar dele, mas não pode negar todas as conquistas deste grandíssimo treinador. E antes de dizer que ele odeia brasileiros, e que é um desagregador de grupo, procure assistir documentários sobre sua carreira, talvez sua opinião mude.
Concordo com você. Pra mim também ele é um dos melhores técnicos de futebol do momento. Taticamente ainda o acho melhor que Guardiola.
ResponderExcluirExatamente!
ResponderExcluirBelo texto, Mourinho é um excelente motivador e monta ótimos elencos. Referência pra quem pensa em se tornar treinador um dia.