Camisa 10 da seleção brasileira: Quem será?


Oscar, Coutinho, Kaká, Willian, Ronaldinho, Hernanes, Éverton Ribeiro, Ganso. São estes os candidatos à vaga de 'camisa 10' da seleção brasileira, ao meu ver. Não pelo fato de usar a camisa 10, mas sim por ser o cara responsável pela distribuição de jogo, o especialista nos passes que sempre deixa os companheiros na cara do gol, e que chega muitas vezes por trás dos atacantes para finalizar as jogadas.
Atualmente, o titular da posição é Oscar, indiscutivelmente para Felipão. O jogador é praticamente intocável na seleção, mas porque Scolari não convoca concorrentes à altura. O único com um pouco das características de um 10 que é convocado regularmente é Hernanes, pouco utilizado na posição. Mas falta de jogador pra isso, não é.
Apresento-lhes agora, 6 'camisas 10' que Felipão pode chamar pra copa:


Como dito acima, Oscar é o titular da seleção. Logo em seu primeiro jogo na Europa, contra a Juventus na Liga dos Campeões, o garoto já marcou 2 gols e jogou muito. O camisa 11 do Chelsea é importantíssimo, tanto em seu clube como na seleção, desempenhando ótimos papéis em qualquer parte do campo em que for mandado. É um jogador veloz, muito driblador e extremamente inteligente, sendo um passador de bola nato. Seus passes e lançamentos são extremamente precisos, é um dos melhores na função. Oscar também tem uma vantagem, de jogar num time em que é proposta a movimentação dos homens de frente, tornando-o um jogador extremamente dinâmico.


Philippe Coutinho talvez seja um dos mais injustiçados pela sua não-convocação. Um jogador veloz, arisco e driblador, que parte pra cima e tem bom chute de longe, mas que tem como sua principal característica o passe, o jogo coletivo. Coutinho demorou para se firmar na Europa, passando 3 anos na Internazionale sem convencer tanto, mas assim que chegou ao Liverpool em 2013, assumiu a camisa 10 e o posto de titular dos Reds. Coutinho chegou até a ser convocado para a seleção, mas uma - maldita - lesão no ombro impediu com que ele jogasse. Com apenas 21 anos, tem uma grande aptidão para o jogo coletivo, pois sua habilidade em dar assistências - pelo chão ou pelo alto - é incrível, ao mesmo tempo que se posiciona muito bem para receber os passes. Sem dúvida nenhuma, Coutinho merece uma vaga na seleção.


Este o mundo conhece bem. Kaká é um jogador muito experiente, carrega 3 participações em copas do mundo, e foi vencedor da Bola de Ouro da FIFA em 2007. Depois de uma passagem muito apagada pelo Real Madrid, Ricardo voltou ao Milan, o clube em que teve seus maravilhosos anos no futebol, e agora espera reencontrar suas boas e velhas habilidades. Aos poucos já parece estar voltando, e se voltar, pode fisgar sua vaga na copa.


Willian esteve presente na última convocação de Felipão, e aproveitou a chance, mostrando seu bom futebol. Depois de brilhar no Shaktar Donetsk e no Anzhi, o jogador foi para o Chelsea mostrar pro mundo suas habilidades, tais como ótima velocidade, muitos dribles ousados, ótimos passes, e é claro, com vários gols e assistências. Willian concorre com meias de extrema qualidade no Chelsea, como Juan Mata, André Schürrle, Eden Hazard e o próprio Oscar; mas mesmo assim joga com muita regularidade no time titular, demonstrando futebol suficiente para isso, e para ter uma vaga na seleção. Por origem, Willian joga mais pelos lados, mas pode ser usado como um 'camisa 10', também.


Hernanes não é exatamente um meia-armador, um camisa 10. Melhor dizendo, era, mas preferiu ser recuado de posição, devido à alta concorrência na seleção brasileira, fazendo-o assim um meia de ligação, ou um regista - nomenclatura da Itália. Aos 28, ele é um dos principais jogadores da Lazio, sendo fundamental na criação das jogadas de ataque. Não é um jogador veloz, mas compensa isso com sua excelência em passes longos, uma enorme disposição pra correr toda hora em campo, e ótimos chutes com as duas pernas. Talvez a seleção precise de um jogador mais veloz, dinâmico, mas quando quiser um jogador que cadencie, dê ritmo ao jogo, Hernanes está aí.


Éverton Ribeiro é o craque do Brasileirão 2013. Líder nas assistências (11), é ótimo para distribuí-las para seus companheiros, mas suas melhores qualidades são seus dribles, objetivos e rápidos, bons chutes com seu ótimo pé esquerdo, e também sua grande velocidade para arrancar pelos lados do campo. Éverton é natural da lateral-esquerda, mas, assim como Gareth Bale, tinha uma habilidade notável e foi deslocado para o meio-campo, para ter um melhor aproveitamento da mesma. Ele pode estar um passo atrás dos outros concorrentes por não jogar na Europa, mas mesmo assim, é um grande jogador, e digno de estar na seleção.


Talvez o caso menos provável de convocação. Ronaldinho parece estar "queimado" na seleção, por ter chegado atrasado na apresentação para um amistoso contra o Chile, mas não deixa de ser uma opção. Experiente, 33 anos, é convocado para a seleção desde 1999 e tem muita, muita história pra contar. É até apontado por muitos como um dos maiores jogadores da história. Mas o passado é passado; R10 já não é o mesmo, obviamente a idade influencia, mas isso não é 'desculpa', visto que há jogadores mais jovens e com mais qualidade. Ainda assim, ainda tem sua maestria nos passes, chutes e cobranças de falta, e seu aspecto de liderança e experiência podem ser fatores que contem para uma possível convocação.


Ganso também é um caso à parte. O jogador encantava o Brasil e o mundo há pouco tempo atrás, juntamente com Neymar, Robinho e outros. Era um verdadeiro camisa 10, dava passes sempre magistrais, tinha uma grande explosão e ótimos chutes, era um jogador a nível europeu. Mas uma grave lesão no joelho fez com que tudo isso ficasse para trás. Ganso não conseguia mais reencontrar seu bom futebol, então resolveu mudar de ares, e tentar se restabelecer no São Paulo. Em alguns jogos, Ganso dá lampejos de craque, passes geniais e grandes jogadas individuais, que fazem o torcedor pensar: "Ganso voltou". Todavia, um jogo ele joga bem, e vários outros passa apagado. Se Ganso conseguir voltar ao seu velho e ótimo futebol, certamente será olhado por Felipão 

Até a copa, vão surgir novos jogadores, e os citados acima vão mudar, se é pra melhor ou pra pior só o tempo dirá. Mas se a copa fosse 'amanhã', estas seriam as opções para Felipão.
Share on Google Plus

Sobre Victor Eduardo

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

3 comentários:

  1. Está afiado! Parabens. Só não concordo com a indicação de Williams, porque nunca o vi jogar, nem do Ronaldinho Gaúcho. Acho o tempo dele já passou, assim como também o de Kaká, que nunca me encheu os olhos.Prefiro, de longe, o Hernanes e o Elano. Oscar é indiscutível e obrigatória sua convocação. Bela análise.

    ResponderExcluir
  2. Ronaldinho e Kaka' pra mim são cartas fora do baralho, assim como o Ganso. No caso do Everton, acho que só seria convocado se um dos meias se machucasse, mas teria uma disputa com o Willian, que está buscando uma vaga também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não considero Kaká carta fora do baralho... Em forma, prefiro ele a Willian, facilmente. São 11 do meio pra frente, eu convocaria: Fernandinho, Luiz Gustavo, Paulinho e Ramires; Hulk e Kaká/Willian, Oscar e Coutinho, Neymar e Bernard, Fred.

      Excluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial