Cruzeiro e Atlético Mineiro: O sucesso não ocorre por acaso



              O Futebol brasileiro foi dominado em 2013 pelos times mineiros. Isso é indiscutível, porém levanta algumas questões. Porque isso ocorreu? Qual a diferença do futebol mineiro em relação aos outros? Qual a diferença da organização do campeonato de Minas Gerais em comparação ao Carioca e ao Paulista, por exemplo? 

               Comecemos em Janeiro. Enquanto muitos campeonatos estaduais tem o seu início nos primeiros 20 dias do ano ( Carioca, Paulista, Capixaba, Paranaense e Gaúcho dia 18, por exemplo ), outros tem seu início nos 10 primeiros dias da temporada ( Amazonense, Baiano, Cearense, Paraibano, Potiguar etc). Agora vem o absurdo. Os campeonatos Pernambucanos e Paraenses tiveram o seu início em oito de dezembro e dois de novembro, de 2013, respectivamente. Pode-se afirmar que é ano de copa e que assim os times pequenos têm um calendário mais preenchido. Isso não confere. As duas competições terminam no início de Janeiro, ou seja, o argumento de " um calendário mais preenchido" realmente não procede. Com tudo isso explicado, todos perceberão como o futebol mineiro é muito mais organizado do que a grande maioria.

                 O campeonato mineiro começa no 26 de janeiro.  Tomamos por exemplo a Série A do Campeonato Brasileiro, que teve o seu "fim" no dia 7 de dezembro. Ou seja, o times mineiros que disputaram esta divisão, tiveram um período de descanso de 50 dias.  Um intervalo de tempo em que os jogadores podem tirar proveitosas férias e realizar uma pré-temporada muito mais produtiva. A exceção nesse caso é o Atlético Mineiro, que como foi campeão da Copa Libertadores, disputou o Mundial de Clubes, jogando a sua última partida no dia 21 de Dezembro. O galo só teve 1 mês e 5 dias de férias, o que é pouco mas é um caso à parte. Devido não só a esse fato, o Atlético irá começar o estadual sem os seus principais jogadores, o que acaba desprestigiando o campeonato, mas esse é um assunto para uma outra hora.

                Ninguém está dizendo que o Campeonato Mineiro é perfeito, que mesmo permitindo aos clubes um bom período de férias e  boa pré-temporada, os clubes como Atlético Mineiro e Cruzeiro custam a escalar os seus titulares, devido ao calendário da temporada, que é bastante apertado e desgastante, ou seja, mesmo com um estadual bem organizado, acaba sendo prejudicado pelo velho problema do calendário. 

                Os times mineiros conseguiram provar de uma forma definitiva a sua superioridade em relação a maioria dos outros estados em relação à organização, e que tomara que sirva de exemplo para os outros campeonatos, o que parece bem difícil de se pensar nos dias de hoje, já que com esse calendário e devidos à certos cartolas, o futebol brasileiro etá preso no tempo. Olhem os Campeonatos Carioca e Paulista por exemplo. Se organização pegasse...
               



               OBS.: Fazendo justiça, não é só o Campeonato Mineiro que começa no final de Janeiro, o Piauiense e o Catarinense começam nos dias 25 e 26, respectivamente. 
Share on Google Plus

Sobre Unknown

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

1 comentários:

  1. Não sei se é o caso do futebol mineiro, mas em alguns estados o futebol local, e o regional ainda têm muita relevância. Os times do Nordeste, por exemplo, agora disputam o Nordestão paralelo aos campeonatos estaduais. Acho que falta um calendário nacional, com datas iguais para todos, abolição dos campeonatos estaduais, apenas os regionais seriam obrigatórios, e faltou pensar um calendário nacional para esse ano, que é ano de Copa.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial